Dica – Como lavar roupas coloridas sem que percam a cor?

Olá, você sabe lavar corretamente suas roupas? Hoje vamos compartilhar alguns cuidados importantes para você tomar antes de sair colocando tudo na máquina de lavar.
A atividade de lavar roupas não é a preferida de muitas pessoas, pois levasse muito tempo para que seja colocada em prática. Mas graças a máquina de lavar o trabalho foi otimizado e facilitado, mas ainda assim é preciso separar as roupas e fazer a pré-lavagem afim de manter a durabilidade e cor das peças.

Elencamos alguns cuidados – da separação até a secagem – para que você tenha na hora de lavar suas roupas coloridas.

– Como separar as roupas
Antes de começar todo o processo de lavagem das roupas, é preciso fazer a separação por cores. Comece separando Cores Claras (branca, bege, cinza), Cores Escuras (pretas, marinho) e Cores Intermediárias (vermelha, laranja). Separe também as peças mais delicadas, como: lingeries, tecidos finos e delicados, com bordados e rendas. Essas por serem delicadas, recomenda-se que as peças sejam lavadas à mão. Em caso de peças muito encardidas, separe-as das demais, pois essas deverão ficar um tempo à mais de molho na máquina.

Passo à Passo de como lavar suas roupas coloridas e evitar manchas e o desbotamento da cor.

1. Pré-lavagem

Se a suas roupas estiverem muito sujas ou com manchas, o indicado é fazer a pré-lavagem a mão, afim de facilitar o processo na máquina.
Siga alguns passos importantes:

Use sabão de coco, neutro ou detergente para fazer a pré-lavagem;
Roupas com muita sujeira e manchas, recomenda-se deixar de molho por 30 minutos ou mais;
Feche zíperes, botões e prenda os ganchos para evitar que estraguem as outras peças;
Retire tudo o que tiver dentro dos bolsos;

2. Lavagem e centrifugação

Respeitando o limite máximo suportado pela sua máquina, coloque as roupas, mas lembre-se de não encher demais a máquina, pois as roupas precisam de espaço para se mover e assim ficarem limpas e bem lavadas. Ajuste o nível de água para a quantidade de roupas, se for o caso aumente o nível de água se as roupas estiverem descobertas.

3. Secagem

Para que suas roupas sequem corretamente, pendure-as no varal dando um espaço entre uma e outras para que o vento circule, no caso de roupas escuras e coloridas pendure do lado avesso, sempre na sombra para não ficarem marcadas. Camisas e blusas devem ser estendidas, preferencialmente, em cabides.

Veja agora alguns cuidados essenciais para não desbotar suas roupas

Para manter a cor das roupas adicione em cada lavagem meia xícara de vinagre ou cinco colheres de sal, pois esses componentes possuem substâncias fixadoras;
Antes de colocar o amaciante, dilua em água para evitar problemas na manutenção da máquina de lavar e também evitar manchas em suas roupas.
Para deixar suas roupas coloridas iluminadas, coloque meio xícara de amoníaco doméstico;
Virar do avesso as roupas escuras e coloridas evita o desbotamento;
Para lavar roupas delicadas que podem ir na máquina, existe no mercado alguns sacos feitos em poliéster que protegem as roupas;
Se suas roupas estiverem com manchas, use alvejante sem cloro e à base de oxigênio;

Essas foram algumas dicas que separamos para lhe ajudar no momento de lavar suas roupas, se você tiver mais sugestões, deixe no comentários abaixo, vamos adorar saber mais!
Até a próxima!

Deixar uma Resposta