Dicas – Como higienizar frutas e legumes

Toda dona de casa tem truques para fazer um almoço delicioso, mas no momento de higienizar os alimentos, será que está acertando?
Não basta apenas passar na água corrente, tem alguns cuidados que devemos levar em consideração. Veja as dicas:

Mitos da Higienização dos Alimentos

1º – Mito: dizer que os microrganismos presentes nas frutas e verduras são eliminados quando são colocadas de molho em vinagre. O vinagre não é suficiente para acabar com as bactérias, é preciso substituir por cloro. Mas como vou usar cloro? Não fará mal a minha saúde? O cloro é recomendado pelo Ministério da Saúde, fique tranquila.

2º – Mito: dizer que ao colocar os alimentos em uma bacia com água toda a sujeira é retirada. Assim como os microorganismos a sujeira, como terra e outros só irá sair se você colocar as frutas, verduras e legumes de molho em uma solução de água com algumas gotas de cloro, somente assim estarão limpinhos e prontos para serem armazenados e consumidos.

Como higienizar corretamente?
Siga os seguintes passos assim que chegar da feira ou supermercado:

Passo 1 – retire todas as partes danificadas ou não comestíveis da verdura ou legume;
Passo 2 – lave bem com água corrente, até retirar toda sujeira física visível;
Passo 3 – em uma bacia misture para cada litro de água potável, 1 colher de sopa de água sanitária (cloro) sem cheiro, sem corante e sem detergente;
Passo 4 – coloque as verduras e legumes na solução, ficando atento para que nenhuma parte dos alimentos fique de fora, espere por 20 minutos, após esse tempo escorra os alimentos;
Passo 5 – após escorrer e secar bem os alimentos guarde na geladeira ou consuma de imediato;

Essa limpeza é superficial e não retira os agrotóxicos que estão enraizados no alimento, se o seu intuito for uma alimentação saudável e livre de venenos, uma ideia legal e prática é construir a sua própria horta orgânica, hoje em dia existem vários tutoriais na internet que ensinam a montar um horta em casa, vale muito a pena, você irá notar a diferença no sabor, pois as frutas, verduras e legumes ficam com mais viço, mais suculentas e saborosas.

Gostou da nossa dica de hoje? Então fique ligado, pois sempre traremos dicas especiais para você! 😉

Deixar uma Resposta