Receitas de Agosto – Blini

Olá Pessoal, vocês conhecem o Blini? São panquequinhas russas deliciosas, uma ótima pedida para os petiscos de entrada para um jantar entre amigos. Hoje vamos compartilhar a receita com você dessa maravilha sofisticada e muito saborosa, confira a receita abaixo:

Ingredientes

Buttermilk

– Suco de ½ limão (30 ml)
– 90 ml de leite (¼ xícara de chá + 2 colheres de sopa)

Blini

– 170 ml de leite (¾ xícaras chá rasas)
– 50 g de manteiga picada (¼ xícara de chá)
– 2 gemas
– Sal a gosto
– 175 g de farinha de trigo (1 ¼ xícara de chá)
– 5 g de fermento seco
– 2 claras batidas em neve

Modo de preparo

Buttermilk

  1.  Em uma tigela coloque suco de ½ limão, 90 ml de leite, misture e deixe descansar por 10 minutos.
  2. Buttermilk é o resíduo do processo da manteiga. No Brasil, conhecemos esse produto como leitelho, que nada mais é que um leite coalhado. É responsável em dar leveza e fofura a pães, bolos e panquecas.

Blini

  1. Em uma panela coloque 170 ml de leite, 50 g de manteiga picada e leve ao fogo médio para aquecer. Retire do fogo, adicione 2 gemas, o buttermilk (feito acima), sal a gosto, misture e reserve.
  2. Coloque em uma tigela 175 g de farinha de trigo, 5 g de fermento seco e misture. Adicione lentamente a mistura de leite (reservada acima), misturando bem com um batedor de arame e deixe descansar por 1 hora coberto com um pano. Adicione na massa 2 claras batidas em neve e misture.
  3. Em uma frigideira antiaderente em fogo médio untada com manteiga coloque 1 colher (sopa) da massa (feita acima) e deixe até formar bolhinhas na superfície da massa (+/- 3 minutos). Com uma espátula vire a massa e deixe por + 30 segundos. Repita o mesmo procedimento até terminar a massa. Sirva em seguida com recheio de sua preferência.

E aí, gostou da receita de hoje? Conte-nos o que achou, deixe seu comentário abaixo! 😉

Deixar uma Resposta