Receitas Especiais de Outono/ Inverno – Nhoque de Batata com Creme de Espinafre

Olá Pessoal, a receitinha da semana é algo muito especial, saboroso e que com certeza todo mundo vai amar. Escolhemos a receita de nhoque de batata com creme de espinafre, para servir quentinho, e claro aquecer os corações dos seus convidados. Confira a receita:

Ingredientes

  1. 600 g de batata asterix sem casca em cubos (ou 600 g de batata baroa/mandioquinha)
  2. 1 colher (sopa) de leite em pó
  3. ½ ovo levemente batido
  4. Sal, pimenta-do-reino moída e noz moscada ralada a gosto
  5. 60 g de farinha de trigo (1/2 xícara de chá rasa)
  6. Creme de espinafre
    2 colheres (sopa) de manteiga (30 g)
  7. 1 colher (sopa) de alho picado
  8. Folhas de 1 maço de espinafre (250 g)
  9. 2 xícaras (chá) de creme de leite fresco (500 ml)
  10. ¼ xícara (chá) de queijo parmesão ralado no ralo fino (50 g)
  11. Sal, pimenta-do-reino moída e noz moscada ralada a gosto

Modo de preparo

  1. Coloque numa panela com água fervente, 600 g de batata asterix sem casca em cubos e deixe cozinhar por 20 minutos. Retire do fogo, escorra as batatas e passe pelo espremedor.
  2. Transfira as batatas espremidas para uma panela, adicione 1 colher (sopa) de leite em pó e leve ao fogo médio, mexendo sempre, até secar e formar um purê (+/- 3 minutos). Retire do fogo e deixe esfriar.
  3. Numa tigela coloque o purê de batatas, ½ ovo levemente batido, sal, pimenta-do-reino moída e noz moscada ralada a gosto e mexa. Adicione 60 g de farinha de trigo e misture rapidamente até ficar uma massa lisa.
  4. Pegue uma porção da massa e, numa superfície lisa e enfarinhada, vá enrolando com as mãos, fazendo rolinhos compridos com +/- 30 cm de comprimento. Com uma faca enfarinhada, corte os rolinhos em pedacinhos de 2 cm e reserve em uma assadeira polvilhada com farinha de trigo.
  5. Depois, cozinhe os nhoques em bastante água fervente e, quando eles subirem, retire-os com uma escumadeira e vá colocando em uma tigela com água fria para parar o cozimento. Transfira os nhoques para uma frigideira com um pouco de manteiga e leve ao fogo baixo apenas para aquecer. Sirva em seguida com creme de espinafre.
  6. Numa frigideira, em fogo baixo, derreta 2 colheres (sopa) de manteiga e doure 1 colher (sopa) de alho picado (+/- 4 minutos). Assim que começar a dourar acrescente as folhas de 1 maço de espinafre, aumente o fogo e refogue rapidamente (+/- 1 minuto). Junte 500 ml de creme de leite fresco e deixe ferver por +/- 3 minutos e apague o fogo.
  7. Transfira para um liquidificador, junte ¼ xícara (chá) de queijo parmesão ralado no ralo fino e bata bem. Volte o creme para a frigideira e deixe em fogo médio, mexendo de vez em quando, até encorpar (+/- 10 minutos). Tempere com sal, pimenta-do-reino moída e noz moscada ralada a gosto, apague o fogo e sirva em seguida com o nhoque de batatas.

Gostou da receita escolhida hoje? Esperamos que sim. Faça a receita e nos conte o que achou e se foi aprovada pelos amigos e família!
Até a próxima!

Deixar uma Resposta